segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Freddie Mercury!


Farrokh Bulsara, mais conhecido como Freddie Mercury.  Nasceu em 5 de setembro de 1946, na lcalidade da Cidade de Pedra, na Ilha Zanzibar (hoje pertencente à Tanzânia). Mas quem diria que o nosso extrovertido e animado Freddie, era conhecido como um aluno quieto e tímido, embora fosse exemplar?  Aquele aluno de personalidade introspectiva no colégio, viera a se tornar mais tarde um dos melhores cantores de uma das melhores bandas de todos os tempos. Aquele menino tímido desaparecia completamente quando Freddia subia ao palco, cheio de originalidade, criatividade e um carisma excepcional que só ele sabia ter.
O seu primeiro contato com o que viria a ser o Queen aconteceu na faculdade onde Freddie conheceu um baixista de nome Tim Staffel, esse baixista tinha uma banda chamada Smile, em que o baterista era Roger Taylor e o guitarrista Brian May, e acabou por levar Freddie para assistir aos ensaios.
Tim deixou a banda em 1970, onde Freddie acabou virando o vocalista e já chegou mudando os rumos da banda, a primeira foi a troca de nome, de Smile para Queen. Nessa mesma época, Freddie adota como sobrenome o Mercury e conhece Mary Austin, que acabou virando sua namorada. Viveram juntos por cinco anos, até Freddie assumir sua bissexualidade.  Mas esse amor dos dois não acabou por ai, mesmo Freddie tendo revelado sua opção sexual, eles ainda mantiveram um forte laço de amizade que durou por toda a vida de Freddie. Vocês sabiam, por exemplo, que a música Love of My Life foi inspirada em Mary?  Pois é, Mary acima de qualquer coisa era o verdadeiro amor da vida de Freddie.
Voltando as suas contribuições para o Queen, foi ele compositor de grandes sucessos do grupo, como a insuperável Bohemian Rhapsody, A apaixonante Love Of My Life, e a motivadora We Are The Champions, e muitas outras músicas de uma descrição quase impossível, só ouvindo para sentir.
Embora maior parte de sua carreira tenha sido no Queen, Freddie também lançou  trabalhos solo: Em 1985, os LPs Mr. Bad Guy, Em parceria com a cantora lírica Montserrat Caballé ,em Barcelona, no ano de 1988 e participou também do musical Time de David Clark.
Freddie era impressionado em balé e ópera, elementos fundamentais em suas performances.
Após Freddie ficar muito doente, em 1991, surgiu rumores de que ele estavia com AIDS, fato, que só foi confirmado pelo mesmo no dia 23 de novembro, um dia antes de seu falecimento, já que em 24 de novembro ele morre em sua própria casa.  A triste notícia causou abalo no mundo inteiro. Em sua casa foram recebidos muitos buquês de flores na época, fato que acontece até hoje. Essa casa foi passada por testamento a sua ex- namorada e eterna amiga Mary Austin, onde há um muro ao redor da propriedade que está repleto de pichações e pinturas com homenagens de fãs do mundo inteiro ao nosso eterno Freddie Mercury.
Freddie foi cremado, e suas cinzas foram espalhadas na margem do Lago de Genebra na Suíça, não existindo assim nenhum túmulo para os fãs prestarem homenagens.
Após a sua morte, os outros membros do Queen fundaram uma associação de caridade com o nome de The Mercury Phoenix Trust e organizaram um show beneficiente para homenagear o trabalho e a vida desse grande vocalista, foi o The Freddie Mercury Tribute Concert.
No ano de 1992, em Montreux, na Suíça. Foi levantada uma estátua em sua homenagem.
Freddie se estivesse vivo, completaria hoje 65 anos, mas acabou pro partir cedo demais. Mas isso não impediu que ele deixasse sua marca no Rock e no coração das pessoas. Foi, mas deixou seu legado, músicas que é ou já foram a trilha sonora de muitas pessoas, uma banda extraordinária, e uma imensidão de fãs ou simplesmente admiradores, que se lembrarão desse cara e o amarão sempre.

Queen
Freddie Quando bebê
Freddie Mercury
Freddie e Mary