sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Animais: Por que adotar?

Atrasada mas tá valendo! Não postei isso aqui antes porque o dia das crianças me deixou morta. Pois é essa velha de 16 anos ainda aproveita o dia das crianças. É como aquela frase da Clarice Lispector que diz assim: “ Nada posso fazer: parece que há em mim um lado infantil que não cresce jamais”. E vocês também aproveitaram muito esse dia e soltaram suas crianças escondidas?
Mas mesmo sendo criança ou não, o assunto agora é sério.
Os dias próximos a data que comemoramos o dia das crianças é o período em que mais crescem a procura por animais de estimação. Mas Os animais encontrados num pet shop são lindos, fofos, chamam atenção e tal, mas façamos agora uma suposição: Você passa horas numa loja de animais escolhendo o bichinho mais lindo de todos. Alegre esse momento não? Mas basta você sair na rua com seu lindo e recém comprado bichinho que você começa a perceber a quantidade absurda de animais largados a rua, a mercê de sua própria sorte.
Você já parou para imaginar quantos daqueles animais já tiveram um dono e por alguma razão foram abandonados, as condições que eles vivem ou os maus tratos que sofrem ou já sofreram? Mas o que esse indivíduo ou você podem fazer para ajudar? Adote! Os abrigos para animais e as ruas estão cheias deles, e eles esperam que alguém os tire daquelas condições que não permitem uma boa sobrevivência. Falando assim, pode ter alguém que imagine uma coisa do tipo, um animal vai pensar assim? Mas eles nem tem sentimentos!
Eu não acredito nisso, basta ver o olhar e sentir a cumplicidade que os animais têm para com seus donos ou uns com os outros e mudará totalmente de idéia. Animais sentem carência, fome, frio, sede. Tem necessidades como qualquer outro ser vivo também tem, porque é isso que eles são: SERES VIVOS.
Animais não são objetos de compra e venda. Ao adotar um animal você não precisará pagar nada por ele e com certeza fará uma diferença enorme para o mesmo. E ainda tem mais uma coisa, os animais estão lindos lá na loja, mas você sabe de onde eles vêm ou sob quais condições ele viveu até chegar ali para esperar que alguém o compre?
Os animais dos Pet Shops vêm de lugares chamados fábrica de filhotes. Nesses lugares há a reprodução desenfreada dos animais para abastecer as lojas de animais, e a maioria desses lugares, além de oferecer péssimas condições de vidas aos bichinhos, ainda tem a questão dessa reprodução não ter nenhuma assistência veterinária o que pode acarretar em filhotes com alguma doença. E mais uma coisa, quando as cadelas não têm mais condições de se produzirem são muitas vezes sacrificadas, afinal, para eles essas cadelas não servem mais de nada. Pense bem nos animais que estão largados por ai antes de comprar algum, os Pet Shops só continuam a vender animais porque existem pessoas que os comprem e pode crer que essas pessoas que compram não são poucas.
 Não incentive a produção de animais para o comércio, e sim adote os que estão ai necessitando desse gesto seu. E se você for apenas algum daqueles idiotas que adquire um animal de estimação apenas para enaltecer o seu ego e depois que simplesmente “enjoar” vai e deixa o bicho ao Deus dará você não merece o meu respeito. Ao adotar ou comprar um animal, tenha a maturidade de perceber que animais é uma vida.  Adotar ou comprar um animal é assumir um compromisso com o mesmo. Não adianta você se vê com a responsabilidade de cuidar de um animal de estimação e simplesmente depois que ele crescer e deixar de ser aquele filhote fofinho que causava olhares admirados por onde passava e começar a adoecer com a velhice você ir e largar ele Deus sabe aonde. Por isso trate-os com todo o carinho, eles merecem, castrem, alimentem-nos, cuide de sua higiene, etc. Pessoal, animais não são brinquedos ou meros objetos e muito menos uma forma de comércio.  Um animal é para a vida toda, se ele foi seu companheiro durante horas de solidão ou diversão, você vai simplesmente abandonar quando ele finalmente precisa de você?